O que é, e como manter a sustentabilidade na construção civil?
Nos dias de hoje a maior regra que temos é a sustentabilidade, para muito supera até mesmo normas e segurança. Mas como pensar em sustentabilidade sem trazer problemas com os outros setores da construção civil?
Antes de mais nada precisamos entender sobre o que se trata.
O conceito abrange o fato de suprir as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.
Portanto as maiores demandas necessárias hoje são de abastecimento de água e energia, demandas estas que estão no fim e se não pudermos mantê-las, as próximas gerações ou até mesmo a nossa terão sérios problemas.
E como a construção civil pode ajudar a reverter esta situação?
Hoje contamos com várias técnicas de construção e tipos de equipamentos que nos auxiliam em redução de consumo e até mesmo reaproveitamento de recursos.
Abaixo segue uma lista básica com algumas ideias que podem ser usadas para melhorar o futuro do planeta.
Água de reuso
A água de reuso pode ser conseguida de diversas maneiras, neste post iremos nos aprofundar em apenas algumas.
A primeira forma e a mais fácil que iremos abordar é a captação de água da máquina de lavar roupas para lavagem de quintal.
Esta é a modificação mais barata de todas, apenas 1 eletroduto de PVC de 1” muitas vezes leva a água do enxágue da máquina de lavar para um reservatório, água esta que iria direto para o esgoto.
Abaixo alguns exemplos:
Esta água com sabão é impropria para consumo, mas é boa o suficiente para diversas outras atividades como por exemplo:
Lavagem de quintal, garagens e etc.
Lavagem inicial de carros e motos.
Brincadeira da criançada naquele fim de semana de muito calor
Até mesmo iniciar o banho do seu pet.
Outra forma um pouco mais custosa de aproveitamento de água com sabão seria para descargas sanitárias.
Hoje a maior parte do consumo de água são banhos e descargas. E pelo menos a água do banho pode ser reaproveitada.
Para este caso é uma ótima pedida tomar concelhos e até mesmo solicitar a presença de um engenheiro para tomar alguns cuidados e obedecer à algumas regras.
O procedimento é basicamente este:
Coletar todos os possíveis pontos de água com sabão, (chuveiros, pias de banheiro, máquinas de lavar roupa e louça etc.) e para isso será necessário um reservatório subterrâneo onde deverá ser coletado toda esta água que iria diretamente ao esgoto.
Deste reservatório a água deverá ser içada por bomba até um reservatório na parte superior do imóvel onde por gravidade poderá abastecer pontos como:
Vasos sanitários
Torneiras de jardim ou quintal.
Estes são itens que reduzem e muito o consumo de água e a conta no fim do mês. Mas para que não se tenha dor de cabeça é sempre bom pedir ajuda a quem entende do assunto.
Podem até parecer soluções fáceis, mas nunca é demais uma segunda opinião que pode nos fazer enxergar algo que para olhos destreinados não é tão obvio.
Nos próximos posts continuaremos falando sobre como manter a sustentabilidade e outras técnicas simples para diminuir o problema.
Até lá.
Rogerio Abreu. 37 Anos. Diretor Técnico da R.A.V. Projects Consultoria e Projetos, a mais de 15 anos no ramo de construção civil oferecendo soluções a todos os tipos de problemas.