Conforto Ambiental (parte 01)
“Está tão quente aqui...”
Acontece muito quando chega o verão a gente reclamar de como a nossa casa é quente, aí chega no inverno, e a gente reclama de como a casa é fria... fora o fato de sermos reclamões mesmo, existe mesmo as construções que ficam quentes demais em dias de calor, e as que congelam em dias de frio. Mas, porque?
Há diversos fatores que influenciam na temperatura interna da construção, desde quando planejaram (projetar não cabe aqui, porque se for projetado deverá ser planejado), até os itens de decoração que compõe a edificação.
Todos sonhamos com casas / escritórios que sejam fresquinhos no calor e acolhedores no frio do inverno, mas nem sempre temos o privilégio de projetar nosso espaço desde o início. Se houver essa oportunidade, não deixe de ter um profissional, seja um arquiteto ou engenheiro para te auxiliar.
Tudo começa com o local da construção. Não dá para utilizar na Bahia os mesmos conceitos do Rio Grande do Sul, por exemplo. Cada região, cada clima pede opções diferentes de materiais, de estilo de construção, pintura, etc. Mas existem “regrinhas” básicas que cabe a qualquer situação.
Avaliar a posição do terreno em relação ao sol é um fator inicial, e muito importante. O posicionamento das janelas em relação ao sol e ao vento influencia muito na temperatura da construção futuramente. Janelas e portas voltadas para o sul não recebem nenhuma iluminação, mas em dias quentes acaba deixando entrar muito calor, o que não é legal. O sol rasante, ou o sol do fim de tarde também esquenta muito o interior do edifício, então não é muito legal ter muitas janelas voltadas para o oeste. O ideal é que dormitórios tenham suas janelas e paredes voltadas para o leste, pois recebem o sol da manhã, e quando chega a noite, o ambiente está mais fresquinho. Quando as janelas e portas estão voltadas para o norte, pode receber iluminação o dia inteiro, mas de forma mais amena, então não esquente demais, mas também não deixa de receber calor em dias mais frios.
Outra coisa importante, é quando fazer o projeto pensar na ventilação cruzada, o que muita gente conhece como “vento encanado”. Isso permite que o ar circule pela casa, fazendo a troca de ar constante, impedindo que um ambiente ou toda a construção fique com calor parado.
As espessuras das paredes também fazem diferença. Quanto mais espessa, mais demora para transmitir o calor ou frio externo para dentro. Quando o sistema construtivo utilizado for steel frame ou outros, pode ser colocado lã mineral (lã de rocha), que ajuda a impedir a transmissão da temperatura externa.
As esquadrias têm muita culpa no calor ou no frio que você sente. Apesar de serem opções bem baratas na hora de construir, o alumínio é supercondutor, e é bem difícil anular os efeitos dele.
Os acabamentos escolhidos também contam nessa hora. Pisos cerâmicos, azulejos nas paredes, retêm o frio, e nos dias de inverno da aquela sensação de que a casa fica gelada demais. Carpetes, forrações e tapetes seguram o calor, fazendo com que em dias quentes, o ambiente pareça ainda mais quente.
Mas se esse não é o seu caso, já comprou uma casa pronta, ou aluga casa ou escritório, existem algumas soluções que você pode adotar para tentar aliviar o calor ou amenizar o frio, sem ter que desembolsar dinheiro em um ar condicionado, ou pelo menos diminuir o uso dele.
Cores escuras nas paredes externas ajudam a absorver mais rápido o calor, então se o objetivo for refrescar o lugar, opte por cores claras nas paredes, principalmente do lado de fora, pois as cores mais claras refletem o calor.
Brises solei nas janelas podem ser uma opção, uma vez que ele também reflete o calor, mas ainda permite a ventilação e a iluminação natural.
As cortinas, além de decorar, podem ser aliadas nessa função. Assim como as paredes, para refrescar o ambiente, escolha cores mais claras e materiais mais finos e fluídos, pois ajudam a refletir o calor de volta para fora, ainda favorecendo ventilação e iluminação.
Plantinhas dentro de casa também são ótimas opções, elas absorvem o calor, e refrescam o ambiente. Escolha espécies que se dão bem com ambientes internos, e coloque de preferência em frente as janelas que recebem mais calor durante o dia.
Logo falaremos sobre as novidades para isolamento térmico na construção civil.
Vivian Silva, 31 anos, Sócia Proprietária e Projetista da R.A.V. Projects Consultoria e Projetos, há 12 anos na construção civil.