Conforto ambiental (parte 02)
Há alguns posts atrás falamos sobre como deixar a nossa casa menos insuportavelmente quente nos dias de verão. Nesse aqui, vamos falar de como se precaver contra o calor ou frio excessivo enquanto estamos construindo o imóvel.
Bem como falamos antes, cada região tem sua peculiaridade quanto a temperatura, e assim, cada região tem formas diferentes de lidar com esse problema.
Ainda assim, há diversos fatores e produtos que servem para todos os casos.
Por exemplo, a madeira, o melhor isolante térmico que existe. Seja no frio ou no calor, ela está sempre nos ajudando, não importa se queremos manter a casa quentinha ou fresquinha.
Não parece fazer muita diferença, mas usar portas e janelas de madeira ao invés de alumínio, ferro, pvc ou outro produto muda bastante a percepção da temperatura interna do imóvel.
Em regiões mais frias, note quantas casas têm o piso de madeira. Não é à toa, piso em madeira ajuda a reter o calor em dias mais frios, pois evita que haja transferência do frio que vem de debaixo da casa para dentro de casa, e que o calor de dentro do imóvel se dissipe para fora.
Já para regiões mais quentes, o piso de madeira mal pensado ou não corretamente combinado com outros fatores pode só piorar a situação. Como acabei de dizer, ele não fica transferindo a temperatura de fora para dentro e vice-versa, e se a casa ficar quente, o piso vai ajudar a manter quente o ambiente.
Um piso de madeira de boa qualidade, bem instalado, combinado com pé direito alto, e brise soleil nas janelas onde pode haver muita incidência do sol, é uma combinação que pode se tornar eficiente em dias de calor, ao mesmo tempo que não vai ser prejudicial em dias de frio.
Agora, uma novidade no mercado da construção civil, que infelizmente não é tão acessível, são as janelas / esquadrias de vidro duplo. É composta de vidro com tratamento anti raios uv do lado de fora (e às vezes, dependendo do local, pode haver até mais de uma camada dele), e um outro vidro, o qual pode ser simples mesmo, para o lado de dentro, deixando um espaço entre eles, formando uma camada de ar que ajuda a bloquear a troca de temperatura interna e externa. É extremamente eficiente, auxiliando também no conforto acústico, pois também barra transferência de ruídos.
E muda a aparência da janela? Não!
O brise soleil, quando bem usado, deixa de ser só funcional quanto a temperatura do ambiente, podendo ser um fator estético também, e ainda ajudar até na privacidade às vezes.
Quando bem elaborado, pode até parecer uma obra de arte.
BRISE SOLEIL
O brise ajuda no conforto térmico, pois impede que os raios solares entrem diretamente dentro do ambiente, ao mesmo tempo que deixa passar iluminação natural e ventilação. Ele reflete os raios solares, afastando um pouco do calor que estaria entrando pela janela.
Um fator muito importante quanto a conforto térmico quando você vai construir é o projeto.
Um projeto mal feito, ou a falta dele, é crucial para quem quer passar mal no verão e congelar no frio. Fora os problemas de todo o resto da construção, mas isso é assunto para um outro dia...
Um arquiteto ou um engenheiro inteligente, vai verificar a localização geográfica do terreno, ou seja, a posição dele em relação ao sol, altitude, direção do vento, etc, etc...
Como já falamos na primeira parte desse assunto, a posição das janelas da residência em relação ao sol faz toda a diferença na hora de congelar ou de cozinhar dentro de casa. Não é que existe uma forma ideal, totalmente aplicável em qualquer construção e que não pode quebrar essa regra, mas é um bom ponto de partida. Por exemplo, janelas voltadas para o lado sul tendem a não receber luz direta do sol, porém também não costuma receber ventilação, o que pode fazer com que todo o calor externo entre pela porta ou janela para o interior do imóvel e permaneça lá, uma vez que não ventila o suficiente para dissipar o ar mais quente. As janelas e portas voltadas para o oeste recebem todo o sol do fim de tarde, aquecendo demais o interior sem ter tempo de refrescar até a noite, ou seja, se a janela do seu quarto for voltada para o oeste, é muito provável que no momento em que você for dormir à noite, o quarto esteja mais abafado do que o resto da casa.
Já as janelas voltadas para o leste recebem o sol da manhã, deixando entrar a quantidade de luz e ventilação necessária para arejar o ambiente, e depois refresca durante o resto do dia.
Outra coisa que influencia bastante é o tipo de cobertura que se escolhe para o imóvel.
No próximo post sobre conforto ambiental, falaremos sobre os tipos de cobertura e como elas podem ajudar ou atrapalhar a nossa vida.
Vivian Silva, 31 anos, Sócia Proprietária e Projetista da R.A.V. Projects Consultoria e Projetos, há 12 anos na construção civil.