O que é, e como manter a sustentabilidade na construção civil? Parte 02
Como falamos no ultimo post temos muitas maneiras de pensar em sustentabilidade em construção civil.
Já falamos sobre a coleta de água com sabão vinda de lavabos, chuveiros maquinas de lavar roupa, etc.
Continuando no tema sobre águas de reuso temos a muito conhecida água pluvial ou água de chuva para os menos íntimos.
O sistema consiste em coletar toda a água da chuva que cai sobre o imóvel, reserva-la para uso de lavagem.
Foram feitos estudos que após o tratamento adequado esta água pode até ser utilizada para consumo.
Há pessoas que dizem que a água de chuva já é própria para consumo pois é água que evaporou, condensou, etc., ou seja, já seria uma água que já foi “fervida”.
Mas há um erro comum nisso. Nem toda água fervida é uma água pura.
O fato da água ser fervida elimina, na maioria das vezes, as bactérias e não impurezas que estão contidas na água.
O fato da água ter evaporado poderia ser um fator favorável pois as impurezas não evaporariam também, o que poderiam tornar a água de chuva potável. Mas em grandes centros com a quantidade de poluição existente no ar é mais provável que a água da chuva condense mais suja do que antes dela evaporar.
Portanto a água da chuva não é água potável, ou seja, na dúvida não beba.
Voltando ao sistema de captação, ele deverá ser projetado de acordo com sua necessidade e vontade.
O sistema pode ter cisternas apoiadas no solo ou sobre apoios que por gravidade pode te dar a possibilidade de lavagem de piso, alimentar algum vaso sanitário, ou seja, algo mais simples. Este sistema você pode coletar apenas a água do telhado como mostra as imagens abaixo.
Já no sistema com cisterna subterrânea, poderíamos ter um sistema muito mais complexo porem com muito mais vantagens.
Este sistema capta toda a água da chuva em uma cisterna subterrânea.
Esta água é coletada após uma série de filtros de resíduos grossos o qual deverá fazer a separação de folhas e pedras da água propriamente dita (irei entrar em detalhes sobre este filtro futuramente). Após esta coleta está água será içada por bombas para um reservatório na parte superior do imóvel.
Nesta passagem caso seja de sua vontade esta água pode passar por outra série de filtros cada vez mais finos melhorando assim as condições da água e assim, com o tratamento químico correto, podendo até ser utilizada para consumo, mas para isso deve ser consultado o seu engenheiro de confiança para que ele lhe traga o melhor sistema, garantindo assim a saúde de sua família.
A partir deste reservatório deve ser distribuído aos pontos de consumo, vasos sanitários, torneiras de jardim, até mesmo abastecimento de consumo dependendo do tratamento que a água terá.
A maior vantagem deste sistema é que além da economia absurda que estará fazendo e não desperdiçar um recurso natural tão escasso, ainda temos a possibilidade de fazer a interligação com o sistema de abastecimento público, pois não podemos depender sempre das chuvas.
Abaixo temos uma imagem com uma noção da implantação do sistema.
Em uma outra oportunidade, falaremos sobre sustentabilidade na parte elétrica da construção civil.
Rogerio Abreu. 37 Anos. Diretor Técnico da R.A.V. Projects Consultoria e Projetos, a mais de 15 anos no ramo de construção civil oferecendo soluções a todos os tipos de problemas.