8 motivos para contratar engenheiros e arquitetos:
-Você vai construir ou reformar, e já tem uma ideia prontinha do que quer, pensando em como ficará bonito, e confortável. Aí você chama o pedreiro ali da esquina, e ele, como bom profissional, faz tudo exatamente como você quer. Ficou pronto, você olhou tudo... e descobriu que o que você pensava não era tão bom assim! Não cabe os moveis, a passagem ficou apertada, abre a janela e está tudo escuro... pequenos detalhes extremamente importantes, que um arquiteto ou engenheiro nota assim que você expõe a sua ideia. Aliar o que você precisa com a melhor forma de executar, com o melhor material para aquela área, pensando em economia e estética, só um profissional pode fazer por você.
- Muitas vezes durante a reforma, aparecem algumas “surpresas” nada legais ao longo do caminho, e que só um profissional pode detectar, e saber o porquê esse problema está lá, e como resolver antes que se torne uma dor de cabeça maior ainda;
- Ninguém quer que depois da construção, ou da reforma, o teto desabe sobre suas cabeças, que apareça trincas nas paredes novinhas, que o chão comece a ceder. Para isso, muitos cálculos devem ser feitos, todos os detalhes estruturais devem ser estudados e bem pensados, para que quem use o espaço tenha segurança e tranquilidade;
- Às vezes a gente só quer fazer uma pequena reforma, ampliar um espaço, ou fazer um novo pavimento. Saber onde mexer, e onde não mexer, não danificar a estrutura, são itens muito importantes. Apenas um profissional consegue saber como fazer tudo isso da melhor maneira possível, sem ter mais dor de cabeça do que se pode ter, sem gastar mais do que o previsto, e sem sustos!
- Existem novas tecnologias surgindo a cada dia, e na construção civil não é diferente. Há sempre novidades que nos ajudam a ter uma obra mais barata, produtos que geram economia a curto e longo prazo, e essa lista é grande. Um profissional está sempre por dentro das novidades do mercado, e pode te indicar soluções e ideias novas, das quais talvez você não conheceria sozinho.
- Burocracia é chata, mas é preciso. Ter um profissional que se preocupa com ela, e providencia tudo por você é ótimo! Quando a gente vai construir ou reformar, precisa estar totalmente em dia com a prefeitura local, com as concessionárias de energia e água, documentos do local. Um profissional vai saber exatamente como agir, o que deve ser feito, quais documentos devem ser providenciados, e faz tudo isso por você, para que você não gaste o seu tempo e dinheiro à toa. Todo mundo sabe como é o atendimento nesses locais, como demora, passam a gente de uma pessoa a outra, e até resolver... já foi o dia inteiro. Aí quando consegue falar com alguém eles enchem a gente de termos técnicos, documentos que nunca ouviu falar... um profissional já sabe onde ir, com quem falar, conhece esses termos, e deixa o processo todo muito mais rápido. E aí você fica com tempo para trabalhar, cuidar da casa, da família.
- A família cresceu, e de repente você viu a sua casa apertada, cheia de moveis, fica até difícil andar. Otimizar espaços é o que é preciso. Um bom profissional consegue ver onde está o problema, e como resolver para caber tudo e todos, e ainda ficar tudo lindo e funcional, afinal não adianta ser bonito, se na prática não te ajudar no dia-a-dia.
- Instalações elétricas e hidráulicas, muitas vezes ignoradas ou deixadas como o ponto de economia da obra. Grande erro! É só no dia-a-dia que vamos notar como o descaso com elas ou essa economia vai custar caro, como quando chegam as contas de água e energia, ou quando você compra aquele chuveiro lindo, mas a água parece até que tem preguiça de sair de lá. São coisas que ninguém nota nessa hora, mas na construção ou na reforma, as instalações elétricas e hidráulicas são de extrema importância. É o que garante mais funcionalidade no dia-a-dia, pois quem não usa esses recursos o dia inteiro, seja em casa ou no trabalho? Fazer da maneira correta e bem pensada durante a obra, garante que se obtenha economia constante, qualidade no uso, e consequentemente, tranquilidade. Consertar vazamentos, falta de pressão de água, quedas de energia elétrica depois de tudo pronto, dá gasto e trabalho redobrado.
Vivian Silva, 31 anos, Sócia Proprietária e Projetista da R.A.V. Projects Consultoria e Projetos, há 12 anos na construção civil.