Lixo Reciclável na Construção civil
Tenho lido muito em todos os meios de comunicação uma imensa gama de ideias que vem surgindo para salvar o planeta do acumulo de resíduos que produzimos, que hoje chega a impressionante marca de 1,3 bilhões de toneladas por ano e as expectativas da ONU são de que esta marca aumente para cerca de 2,2 bilhões de toneladas por ano até 2025, ou seja, o número vai praticamente dobrar em apenas 9 anos.
E o que tem sido feito quanto a estes números?
Em quanto governos e autoridades vem fazendo campanhas sem muita eficácia para a coleta de resíduos reutilizáveis e recicláveis, sem muito saber o que fazer com este material, há pequenos pensadores, alguns “Joãos” ou “Marias”, que estão espalhados por todo o território nacional que estão realmente produzindo alguma coisa.
Neste tópico iremos mencionar algumas ideias que realmente estão revolucionando o jeito de pensar em “lixo reciclável”.
São ideias como a de um engenheiro do interior de São Paulo que se utilizou de embalagens Tetra Pak para a criação de uma manta de isolamento térmico para residências populares.
Acontece que por conta dos materiais utilizados (papelão, alumínio e polietileno) o produto não é biodegradável, mas são estes mesmos componentes que o tornam tão incrível para outras utilizações.
O material quando instalado de maneira correta, pode reduzir a temperatura do local em até 10º Celsius, e se pensarmos corretamente na utilização do material, ele pode não só reter o calor no lado externo como também manter o interno aquecido ou resfriado, o que nos faria uma economia imensa em aparelhos de ar condicionado ou aquecedores.
Estive em uma feira cultural de uma escola do ABC paulista recentemente e a apresentação de alguns alunos me motivou a pensar mais no assunto.
Na apresentação, os alunos mostravam a criação de telhados em embalagem Tetra Pak, como pode verificar nas imagens abaixo.
Apesar de falhas obvias de execução e construção, pois foi executado por adolescentes do ensino médio, são iniciativas como esta que nos leva a crer que o planeta pode sim vir a ter um futuro melhor.
Outra iniciativa que verifiquei é a criação de telhas ecológicas feitas com estas embalagens.
Após serem processados e prensados o produto final é uma telha completamente impermeável, flexível e resistente que pode ser utilizada de diversas formas dentro da construção civil.
Espero que com esta matéria consigamos trazer mais “Joãos” e “Marias” para pensarmos juntos e quem sabe em um breve futuro conseguir resolver de uma vez por todas, este problema que assola toda a humanidade.
Rogerio Abreu. 37 Anos. Diretor Técnico da R.A.V. Projects Consultoria e Projetos, há mais de 15 anos no ramo de construção civil oferecendo soluções a todos os tipos de problemas.