top of page

Energia Sustentável

Item de estudo de vários cientistas, alunos nas faculdades e colégios técnicos, estudantes do ensino médio e etc., a energia sustentável é um item que deve ser o futuro do abastecimento de energia mundial.

Cada vez mais as pessoas estão pensando como transformar toda a energia desperdiçada a nossa volta em energia que possamos usar em nossos lares, carros, Smartfones...

Seja energia eólica, solar, cinética (captada em pisos especiais que transforma energia do caminhar em energia elétrica), ondomotriz (energia das ondas do mar transformada em energia elétrica) entre diversas outras, há neste momento centenas, milhares de pessoas pensando em uma forma de aproveitar esta energia que se dissipa no ambiente sem aproveitamento.

Hoje falaremos sobre um ramo que está extremamente difundido em todo o globo, mas apenas começando em nosso país.

Energia eólica

A transformação da energia de movimento do ar (vento) em energia elétrica é basicamente feita como em qualquer outro ramo da fabricação de energia, assim como em uma hidrelétrica, em que a água passa por uma turbina que gira um gerador e transforma esta energia de cinética em energia elétrica. Outro exemplo deste método são as usinas geotermoelétrica em que gêiseres são tubulados até imensos transformadores, fazendo-os girar e assim transformando esta energia em energia elétrica.

A energia eólica é basicamente a mesma coisa, porém é a força dos ventos captada por hélices que transforma esta força em movimento de rotação que gira um gerador e “cria” energia elétrica. Lógico que muitos outros componentes são utilizados para que tenhamos uma energia limpa a ser utilizada, assim como os outros ramos. Não basta pegarmos um pequeno gerador com hélices e colocarmos no topo dos telhados e esperarmos que sustente toda a energia necessária para nossa casa.

Para isso é necessário uma serie de cálculos e equipamentos que será muito mais fácil solicitar a um engenheiro que faça este projeto para você.

Apesar de se ter a necessidade deste projeto e o alto investimento inicial, há imensuráveis vantagens do sistema e não é só quanto ao meio ambiente. Um projeto bem estruturado pode sanar em até 100% do consumo de uma residência deixando assim a concessionária de abastecimento apenas de standby.

Hoje, os países de maiores produções de energia eólica são:

[if !supportLists]· [endif]China

[if !supportLists]· [endif]Estados Unidos

[if !supportLists]· [endif]Alemanha

[if !supportLists]· [endif]Índia

Quanto ao Brasil que é o 5º pais mais populoso do mundo e com a 5ª maior extensão de território nesta lista se encontra apenas na 10ª posição. E a diferença de produção entre o brasil e a China que é o primeiro colocado é cerca de 17 vezes a produção anual do Brasil.

Hoje a grande maioria das usinas eólicas outorgadas do Brasil está situada somente nas regiões Norte e Nordeste.

Em muitos países, estão utilizando a costa do país para criação de parques eólicos captando assim os ventos marítimos para geração de energia. Considerando que a costa brasileira com suas reentrâncias e saliências tem 9.200 Km, quantas usinas deveríamos ter então?

Esta minha indignação é só pelo fato de que o produto é bom e está sendo ignorado pelas autoridades, ainda mais neste momento de crise hídrica e autos valores de fornecimento de energia.

Porem temos a mais absoluta certeza que temos muitas pessoas neste momento pensando em como melhorar o Mundo.

Abaixo um vídeo de uma “arvore” desenvolvida na França, que esperamos que seja o início de um brainstorm para que surjam outras ideias similares ou até melhores para que assim possamos oferecer um futuro melhor as próximas gerações.

Rogerio Abreu. 37 Anos. Diretor Técnico da R.A.V. Projects Consultoria e Projetos, há mais de 15 anos no ramo de construção civil oferecendo soluções a todos os tipos de problemas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page