Light Steel Frame
Ainda pouco conhecido e difundido no Brasil, o sistema construtivo Light Steel Frame vem ganhando espaço na construção civil brasileira, a passos lentos, mas progressivos.
Infelizmente, ainda é muito utilizado apenas para grandes construções, galpões, varejos... é difícil ver por aí imóveis residenciais feitos inteiramente dessa forma.
Técnica importada dos estados unidos, teve origem no sistema wood frame, que são aquelas construções que vemos em filmes, programas e seriados, feitas com estrutura de madeira, depois vedadas com madeira OSB.
O Light Steel Frame consiste na mesma técnica, porém substituindo a madeira estrutural por montantes e guias em aço, moldados a frio ou galvanizados, tratados especialmente para este fim.
Nós brasileiros, por uma questão cultural, ainda achamos que essas construções são frágeis, mas ela traz inúmeros benefícios quando comparamos com as construções convencionais das quais estamos acostumados a ver.
Primeiramente: não são frágeis. Um projeto bem feito para a estrutura em steel frame fará o imóvel perfeitamente estável e seguro por tantos anos quanto estrutura de concreto armado ou mais. É possível fazer diversos pavimentos utilizando o sistema.
Outro ponto importante: tempo. Com uma boa equipe e bom planejamento, uma residência de Light steel frame pode ficar pronta 10 vezes mais rápido do que uma construção convencional.
Mais um fator: é limpo. A sujeira, desperdício de materiais, e gastos imprevistos são extremamente reduzidos, o que no final das contas quer dizer economia de dinheiro.
Para fazer a construção em steel frame, é necessário primeiramente de um projeto bem especificado, e de preferência já bem definido a planta do imóvel, uma fundação tipo radier, pois a estrutura é muito leve, não precisando de fundação muito complexa. Já na fundação, deve se ter definido todos os itens de instalações hidráulicas e elétricas. Então se inicia a estrutura com o steel frame.
A estrutura pode ser realizada por completo antes da vedação, ou ambas podem ocorrer concomitantemente, depende muito da disponibilidade e tamanho da equipe trabalhando.
Toda a estrutura do imóvel, inclusive a cobertura (estrutura do telhado) é realizada com o mesmo material.
Há empresas que levam ao canteiro de obras as peças já pré-montadas e nos tamanhos exatos, deixando ainda mais ágil o processo.
A vedação dessa estrutura pode ocorrer de diversas maneiras, inúmeros materiais, acabamentos... as opções são diversas. O mais comum são placas cimentícias, placas feitas com cimento, vendidas em tamanhos padronizados, com espessura que varia de 6mm até 12mm. Podem receber qualquer tipo de acabamento, pintura, revestimentos cerâmicos, pastilhas, revestimentos naturais, e por aí vai. Já existem até mesmo placas cimentícias com textura de madeira e pedra, que dão um toque diferenciado no acabamento final.
Internamente, usa-se placa de gesso acartonado, o já conhecido Drywall.
As paredes feitas com Drywall e placas cimentícias são mais finas comparadas com a alvenaria, o que já dá maior aproveitamento do espaço interno. Pode se criar diversas formas com o sistema, além de poder trabalhar isolamento térmico e acústico de formas variadas, de acordo com a necessidade do imóvel, da região da construção, o que economiza até em instalação e uso de aquecedores e ar condicionado. As instalações elétricas, hidráulicas, de esquadrias ficam mais simples de executar, tornando esse processo mais ágil do que na construção de alvenaria. Os materiais são desenvolvidos com grande resistência a fogo e umidade, podendo ser utilizados em todas as áreas da casa.
Vantagens:
- Peso reduzido. Pode ter até 10% do peso de uma construção em alvenaria;
- Tempo reduzido. A montagem de um imóvel em steel frame pode acontecer em até 15 vezes o tempo de uma construção em alvenaria.
- Preço. Por ter mínimo desperdício, tudo já pré-montado, e tempo reduzido, o valor acaba ficando bem menor em relação a alvenaria;
- Sustentabilidade. A curto e longo prazo, pois pode reduzir consumo de ar condicionado e aquecedores, bem como utilizar materiais sustentáveis na construção.
- Estética. Oferece diversos acabamentos internos e externos e facilidade em criar formas, fazendo o acabamento final ficar lindo.
- Facilidade. Instalações elétricas e hidráulicas são mais simples de executar, tornando o processo mais rápido.
- Versatilidade. Vai reformar? Alterações de imóveis com steel frames dão muito menos dor de cabeça na hora de alterar o layout do imóvel. É mais rápido e é limpo, podendo fazer alterações drásticas em pouquíssimo tempo.
Desvantagens:
- Projeto. Ainda é difícil encontrar profissionais qualificados para projetar e quantificar imóveis inteiros em steel frame.
- Mão-de-obra. A mão-de-obra para executar a construção tem que ser especializada. Os profissionais devem ter cursos e certificados para poder atuar nesse tipo de construção, o que faz muitas vezes o custo desses profissionais parecer elevado, mas vale a pena.
- Falta de conhecimento. A falta do conhecimento da técnica e do material as vezes limita o projetista ou construtor, deixando o trabalho final a desejar, onde poderia haver mais criatividade e funcionalidade.
No final das contas, o que você tem é uma casa linda, econômica, barata e funcional, e não fica nada atrás da nossa convencional alvenaria.
Vivian Silva, 31 anos, Sócia Proprietária e Projetista da R.A.V. Projects Consultoria e Projetos, há 12 anos na construção civil.