top of page

Retrofit – O que é isso?


Olá a todos.

Hoje falaremos um pouco sobre o Retrofit, o que é, e suas vantagens.

O Retrofit nada mais é que uma reforma geral se levando em consideração a estrutura existente. O conceito foi criado na Europa e Estados Unidos para reforma de edifícios históricos onde as normas locais não possibilitavam uma nova construção.

Então basicamente todos aqueles programas de reformas que passam na sua TV por assinatura são pequenos Retrofit pois fazem uma mudança brutal internamente, deixando a residência irreconhecível e normalmente não há qualquer modificação na parte externa da edificação.

Mas nos dias de hoje o conceito não para por aí. Temos muitas variações de Retrofit.

Retrofit dos sistemas de iluminação que nada mais é do que a modernização da luminotécnica do edifício, modificando muitas vezes luminárias de alto consumo, por um novo planejamento de distribuição com iluminação de baixo consumo (LED). Mas para este, muitas vezes é necessário também o deslocamento de luminárias e até mesmo a troca do cabeamento, ou até mesmo uma reforma elétrica completa, o que muitas vezes é um ótimo negócio, pois são poucas as pessoas que sabem que como qualquer produto que compramos, cabos e conectores elétricos também possuem prazo de validade (mais isso falaremos em outro post).

Outro tipo também que vem sendo muito utilizado é o Retrofit ecológico ou Eco Retrofit, que nada mais é do que a reforma geral do imóvel para atender as necessidades de sustentabilidade já tanto faladas em todas as mídias.

Neste caso podemos falar desde a implantação de um sistema de coleta de águas pluviais até a implantação de telhados verdes ou hortas urbanas.

Neste caso, nas atuais situações do planeta, qualquer mudança é bem-vinda.

Agora, como saber se é compensatório a execução de um Retrofit e quais são as vantagens que se tem?

A análise para um bom Retrofit deve ser feita por um bom profissional que, após coletar todos os dados de sua necessidade, vai te dar a melhor alternativa quanto as vantagens, sempre há vantagens.

Por definição, todo brasileiro tem loucura por carros, assim que tira seu carro da concessionária a primeira coisa que vai fazer é agendar a primeira revisão. A troca de óleo tem que ser feita no período correto, os lava-jatos de toda a cidade ficam repletos aos sábados pela manhã que é o “dia nacional de lavar o carro”, mas tudo isso tem um motivo, a desvalorização do automóvel, ninguém quer perder dinheiro, no caso do carro queremos perder o mínimo possível e na revenda um carro bem cuidado vale muito mais que um carro caindo aos pedaços.

O seu imóvel é a mesma coisa, se não for bem cuidado você só perderá dinheiro.

Muitas coisas podem variar os preços de um imóvel, localização, tipos de comercio ao redor, mas principalmente, a qualidade de manutenção do imóvel.

Um Retrofit serve exatamente neste ponto, moderniza o que já existe.

Oque chamaria mais atenção de um comprador?

Um imóvel de 1950 todo reformado, com acabamentos modernos, instalações refeitas etc. ou um imóvel de 2005 com a mesma área construída, mas nenhum dos aparelhos eletrônicos que você for comprar vai caber nas tomadas de padrões antigos? Daí para frente você começa a pensar no imóvel de 1950, não é?

Abaixo deixo um vídeo que mostra um pouco mais sobre onde estão sendo empregados estes sistemas

Rogerio Abreu. 37 Anos. Diretor Técnico da R.A.V. Projects Consultoria e Projetos, há mais de 15 anos no ramo de construção civil oferecendo soluções a todos os tipos de problemas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page