top of page

Vou receber meu apartamento, e agora?

Olá a todos

Hoje falaremos um pouco sobre o que fazer quando ocorre a entrega das chaves do seu novo apartamento.

Ouvimos diariamente em nosso escritório reclamações de pessoas que adquiriram seus novos apartamentos e receberam junto uma enorme dor de cabeça.

Problemas com infiltração, paredes desalinhadas e problemas elétricos são os maiores carrascos dos novos apartamentos, e poucos sabem, e quase nada se divulga, que é possível se fazer uma vistoria completa antes do aceite das chaves.

Normalmente, a vontade de sair do aluguel ou da casa dos parentes é tanta, que o novo proprietário nem imagina os problemas que pode estar recebendo.

Aconselhamos que seja solicitado um profissional da área para ser feito uma vistoria minuciosa no seu apartamento, mas irei dar algumas dicas do que pode ser feito para minimizar a dor de cabeça e porque devemos verificar estes pontos em especifico.

Alvenaria:

Antes de mais nada a construtora deve te fornecer plantas com as medidas do seu apartamento e também das instalações com detalhes, vistas e etc.

Medir a área do apto

Com a planta de arquitetura em mãos tente conferir algumas medidas aleatórias só para confirmar que as medidas estão batendo, logico que sempre há um desvio, pois, todo o prédio foi feito por mãos humanas e todos estão passiveis de pequenos erros, mas pequenos erros são até uns 3 centímetros, mais que isso começamos a ter problemas.

Se analisarmos 5 centímetros aqui, mais 10 ali e outros 5 acolá, no final das contas lá se vai toda a área do seu novo apartamento, e acreditem, já vi apartamentos com mais de 1 m² a menos do que o oferecido, isso em alguns lugares pode chegar a um valor de mais de R$1.000,00 então tome cuidado com isso.

Outra verificação que devemos fazer na alvenaria é seu alinhamento e seu prumo.

nível

prumo

régua

esquadro

Estes são os quatro itens que devemos ter para verificar a qualidade das alvenarias dos apartamentos.

Devemos sempre verificar os prumos e níveis das alvenarias, principalmente onde haverá moveis.

Nos dias de hoje a tendência para apartamentos é de que devem ser cada vez menores, portanto não há a possibilidade de parar em uma loja de moveis antigos e comprar o móvel que quiser.

Para mobiliar um apartamento nos dias de hoje só é possível se forem planejados, todos eles.

E paredes fora de esquadro, com níveis erados ou fora de prumo podem trazer uma imensa insatisfação para o novo morador.

Paredes tortas e fora de prumo podem ocasionar vãos entre ela e os moveis, o que normalmente se tornam abrigos de animais indesejados.

Normalmente culpamos os instaladores, mas em muitos casos fica impossível fazer qualquer coisa por conta da própria alvenaria.

Elétrica:

Este normalmente é uma vistoria que deve ser feita por profissional capacitado, por ser perigoso e conter itens invisíveis para olhos destreinados.

Mas os principais itens são:

O quadro de disjuntores

quadro elétrico

Este quadro deve possuir alguns itens normativos como por exemplo, um item de segurança que é o IDR (Interruptor Diferencial Residual), um equipamento que serve para salvar vidas. Este equipamento deve estar instalado ou no início do quadro ou antes dos circuitos de tomadas.

Outro item importante é o diagrama do quadro e as notas.

Dentro de cada quadro deve existir um documento que mostra qual disjuntor alimenta qual circuito e o que devemos ou não fazer no quadro para que nenhum morador corra algum tipo de risco, isso é normativo e deve conter em todos os quadros que forem entregues.

Outro item é a placa de proteção que separa as chaves dos disjuntores as partes dos barramentos, nenhum imóvel deve ser recebido sem este item.

Hidráulica e impermeabilização:

Outra reclamação que vemos muito é quanto à parte hidráulica dos apartamentos. Furos indevidos, tubulações vazando e impermeabilização malfeita são algumas coisas que vemos todos os dias.

Um dos maiores problemas é que o tubo de um, é o tubo de todos, ou seja, tubulações em edifícios são feitos através de prumadas e dessas prumadas são derivados para cada apartamento, então uma falha pode acarretar problemas para todo o edifício.

Em muitos casos vemos que o problema foi acarretado pelo próprio morador, porque precisava pendurar um espelho no banheiro que a mulher dele estava pedindo. E o furo do parafuso fez mais que segurar o espelho.

Neste caso, como dito no início, as construtoras devem fornecer todas as plantas do seu novo apartamento e nelas devem constar onde estão localizadas as tubulações já para que isso não aconteça.

Outro problema comum são os vazamentos que podem ser desde instalação malfeita quanto peças com problemas ou de segunda linha.

As principais ferramentas são:

olhos

ouvidos

copo plastico

Sim, isso mesmo, seu olho, seu ouvido, e um copo plástico. Verifique e ouça em todos os pontos de consumo e coleta se há áreas molhadas, paredes úmidas ou barulho de água e outro ponto que pode ser imperceptível até que chegue a conta de água é o vaso sanitário que pode estar vazando sem nem ao menos mostrar que está.

Então com um copo plástico esvazie o vaso sanitário o máximo que conseguir e deixe por aproximadamente 15 minutos e depois verifique onde está o nível da água. Se estiver no mesmo nível que você deixou o vaso está ótimo, se o nível voltou a subir, você está com um problema.

Outro ponto é a impermeabilização dos ambientes molhados (cozinha e banheiros) são locais que devem ter o piso impermeabilizados para que não ocorra infiltrações nos apartamentos abaixo e uma solicitação que pode ser feita é o teste de estanqueidade que deve ser feito para estas áreas e você pode solicitar uma cópia do laudo. E isso é de estrema importância, pois em construção civil dizemos que a água é uma pessoa de dupla personalidade, porque ela pode ajudar em muitos casos, porém, não há força no mundo que possa conte-la.

Não tem tanta certeza disso, então saiba que no fundo do “Grand Cânion” passa somente um pequeno rio que por suas proporções pode se considerar um filete de água e foi este filete de água que fez todo aquele buraco.

Então neste caso a sua melhor ferramenta é:

Sim, um balde com água, é com ele que saberemos se os níveis das áreas molhadas estão corretos ou se toda esta água vai ficar empoçada num canto que será impossível tira-la de lá.

Logico que este são apenas alguns itens que deverão ser vistoriados no recebimento de seu apartamento.

Logico que todo apartamento novo tem uma garantia oferecida por lei que em caso de algum problema a construtora deve se encarregar desta manutenção, mas em alguns casos isso pode levar algum tempo e dor de cabeça.

Então neste caso é realmente melhor prevenir do que remediar.

Espero que tenha gostado deste post. Se gostaram deixe nos comentários.

Deixe também suas dúvidas e quem sabe elas podem virar um post que irá te facilitar a vida.

Rogerio Abreu. 37 Anos. Diretor Técnico da R.A.V. Projects Consultoria e Projetos, há mais de 15 anos no ramo de construção civil oferecendo soluções a todos os tipos de problemas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page